Ghira

A presença das artes e dos ofícios
dá identidade à cidade.

Responsável:
Gonçalo Ghira Zinho

Morada:
Rua da Prata, Nº 71 – 2º Dtº
1100-414 Lisboa

Telefone:
+351 91 606 81 77

Site:
www.ghiraofficial.weebly.com

Facebook:
@ghiraofficial

E-mail:
ghirazinho@hotmail.com

Áreas de Trabalho

Joalharia / Ouro

Maquinaria

Laminadora / Fundição / Fieiras / Motores de suspensão

Área

80 m2

Aberta desde

2014
Ghira – Fotografias: Mariella Gentile

Gonçalo procura aliar o universo da Escultura à Joalharia, criando peças que não só funcionam no corpo, mas também de forma isolada, como objetos.

Ao entrar no ensino secundário, Gonçalo Ghira Zinho já sabia que queria explorar a área da Joalharia. Entra para a Escola Artística António Arroio onde faz o curso de Joalharia. Depois vai para a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa onde tira a licenciatura em Escultura, com especialização em metais. Continua o seu percurso académico na escola Contacto Directo, que acaba por encerrar passado dois anos, seguindo então para o Centro de Joalharia de Lisboa. O seu objetivo enquanto estudante sempre foi o de conseguir absorver o máximo de conhecimento sobre metais e sobre as técnicas de trabalho relacionadas. Em 2014 abre oficina com duas colegas na Baixa Lisboeta, em plena Rua da Prata.

Algumas das suas peças utilizam materiais novos que foi descobrindo, como é o caso do nióbio, um metal com características semelhantes às do titânio.

Gosta de peças tecnicamente complexas. Primeiro explora conceptualmente o trabalho, desenha, pesquisa, e procura aliar o universo da Escultura à Joalharia, criando peças que não só funcionam no corpo, mas também de forma isolada, como objecto. Interessa-lhe explorar novos processos de fabricação de Joalharia. Algumas das suas peças utilizam materiais novos que foi descobrindo, como é o caso do nióbio, um metal com características semelhantes às do titânio. Com este material fez uma peça chamada Ouriço, um anel inspirado nos ouriços do mar, feito em prata oxidada com duas calotes em nióbio. Entre as suas peças encontra-se também um conjunto de quatro anéis em prata para serem usados em conjunto a que chamou Movimento, uma peça inspirada no movimento da mão. Estes anéis são compostos por um conjunto de fios soldados, com tamanhos diferentes que, uma vez na mão, sugerem o movimento de cortar o ar.

A Baixa Lisboeta torna-se a sua casa; todos os serviços estão perto, os cravadores, os vendedores de pedras, entre outros, o que torna a zona inspiradora.

Os seus clientes são pessoas que procuram um estilo arrojado de peças e que muitas vezes chegam a partir das diversas exposições que tem realizado. Enquanto estudante de Belas Artes, a Baixa Lisboeta torna-se a sua casa; todos os serviços estão perto, os cravadores, os vendedores de pedras, entre outros, o que torna a zona inspiradora. Embora a acessibilidade aos clientes tenha dissipado barreiras com o surgimento das redes sociais, Gonçalo admite que a presença das artes e dos ofícios dá identidade à cidade, deixando um legado incontornável.