Torcer Ideias

Tenho de estar onde está o meu trabalho.

Responsável:
Etelberta Oliveira

Morada:
Rua Engenheiro Maciel Chaves
Mercado Alfacinha na Picheleira, loja 6
1900-439 Lisboa

Telefone:
+351 96 682 45 19

Facebook:
@TorcerIdeias

Instagram:
torcerideias

E-mail:
torcerideias@gmail.com

Áreas de Trabalho

Tecelagem

Maquinaria

Tear de dois quadros de alavancas / Tear de quatro quadros de alavancas / Tear de quatro quadros de pedais / Tear de oito quadros de pedais com contramarcha / Tear de dez quadros de pedais / Inkle Loom / Seis teares pente liço / Máquina de costura / Caneleira

Área

27 m2

Aberta desde

2013
Torcer Ideias – Fotografias: Mariella Gentile

O Torcer Ideias - Projetos em Tecelagem Artesanal obteve o reconhecimento como Unidade Produtiva Artesanal (UPA) com a chancela do PPART - Programa para a Promoção dos Ofícios e Micro-empresas.

Estuda na escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa, na década de 70, onde completa o Curso Geral e leva a cabo estudos complementares em Artes Gráficas e em Equipamento e Decoração. Para Etelberta Oliveira a Tecelagem torna-se uma paixão a partir dos anos 90, após uma pequena experiência numa oficina do Museu do Traje. Começa a pensar seriamente no assunto quando, aos quarenta e nove anos, fica desempregada. Etelberta Oliveira procura então quem lhe possa ensinar o ofício e, em 2009, torna-se aluna de Isabel Bordaleiro no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, a única pessoa que ainda hoje faz paramentos e com quem prossegue a aprendizagem até hoje. Em 2013, decide dedicar-se profissionalmente à tecelagem e surge o Torcer Ideias- Projetos em tecelagem artesanal. Isabel Bordaleiro, incentiva-a a obter o reconhecimento como Unidade Produtiva Artesanal - UPA com a chancela do PPART - Programa para a Promoção dos Ofícios e Micro-empresas Artesanais. O projeto ganha dinâmica e inicia a sua trajetória pelos Mercados. Segue-se um percurso pelas feiras e pelas lojas de artesanato em Lisboa onde apresenta o trabalho ao vivo, como imagem de marca do Torcer Ideias. Entretanto é convidada para lecionar na AARL – Associação de Artesãos da Região de Lisboa, desafio que aceita. Estabelece, entretanto, uma parceria com o Fablab da Câmara Municipal de Lisboa, na construção do protótipo de um tear em acrílico e madeira ­— o EtelBert.

Estabelece uma parceria com o Fablab da Câmara Municipal de Lisboa, na construção do protótipo de um tear em acrílico e madeira ­— o EtelBert.

No início do ano de 2015 o seu filho, Miguel Oliveira, licenciado em estudos africanos, abraça o projeto, aprendendo todo o processo inerente à tecelagem manual e iniciando uma busca na origem dos padrões nacionais e tradicionais. A quatro mãos, mãe e filho criam uma nova abordagem aos têxteis artesanais, desenvolvendo uma tecelagem de autor e ajudando a revitalizar uma arte que não querem que caia em esquecimento.

Entre os trabalhos executados pelo Torcer Ideias destacam-se uma écharpe de encolhimento com lã bordaleiro; um colete em burel com gola em tecelagem e várias peças com tecidos em sobreposição, com bandas justapostas em diferentes camadas. Os seus clientes são sobretudo estrangeiros, cerca de 90% das peças vão para fora. Etelberta Oliveira quer manter-se no centro da cidade porque esta é a sua cidade: «Tenho de estar onde está o meu trabalho».