Nome da oficina:
Alfaiataria Jovil
Responsável:
José António Vital Ferreira
Morada:
Calçada do Combro, Nº 38 D
1200-114 Lisboa
Telefone:
+351 21 342 12 28
Facebook:
@alfaiataria.jovilmodas
E-mail:
jovilmodas@gmail.com
Os turistas mandam fazer fatos porque
o ofício de alfaiate já não existe nos seus países.
Nome da oficina:
Alfaiataria Jovil
Responsável:
José António Vital Ferreira
Morada:
Calçada do Combro, Nº 38 D
1200-114 Lisboa
Telefone:
+351 21 342 12 28
Facebook:
@alfaiataria.jovilmodas
E-mail:
jovilmodas@gmail.com
Para além da J. Araújo, oficina onde entrou para aprender a arte, passou também pela Pestana e Britos e pelo Melo Alfaiate para conhecer outros métodos de produção.
Fundada em 1977, a Alfaiataria Jovil é uma casa com confeção de roupa por medida e pronto a vestir. Aqui trabalham o alfaiate José António Vital Ferreira que, com treze anos, veio de Trás-os-Montes para Lisboa aprender o ofício, uma costureira e três empregados. Para além da alfaiataria J. Araújo, onde entrou para aprender a arte, passou também pela Pestana e Britos e pelo Melo Alfaiate para conhecer outros métodos de produção. No entanto, continuou a trabalhar com o mestre Joaquim Araújo depois das horas de trabalho. Fez o curso de corte na Academia Manguidal e frequentou diversos cursos promovidos pela Associação dos Industriais de Vestuário, estabelecendo-se por conta própria em sociedade com o mestre, em 1977, na Calçada do Combro, onde se encontra até hoje.
Originalmente especializada na confeção de roupa de homem, a casa foi-se adaptando aos tempos e confeciona também roupa de senhora e de criança, adereços para peças de teatro e fardas para empresas.
Originalmente especializada na confeção de roupa de homem, a casa foi-se adaptando aos tempos e confeciona também roupa de senhora e de criança, adereços para peças de teatro e fardas para empresas, tudo feito por medida, do mais convencional ao mais alternativo. Trabalhou para muitas pessoas públicas, fazendo fatos e fraques por medida. Todos os anos vai ao encontro nacional de alfaiates, que acontece em diversos locais do país, onde se debatem as técnicas do ofício. Hoje, até os turistas mandam fazer fatos porque o ofício de alfaiate já não existe nos seus países de origem e essencialmente, a Alfaiataria Jovil tem mais visibilidade por estar no centro da cidade.