ArteRestauro

O que interessa é o desafio que cada peça
proporciona para a sua recuperação.

Nome da oficina:
ArteRestauro, Conservação de Bens Culturais, Lda.

Responsável:
António Salgado

Morada:
Largo de Santos, 1K – 1º
1200-808 Lisboa

Telefone:
+351 21 397 74 26

Site:
www.arterestauro.pt

E-mail:
arterestauro@arterestauro.pt

Áreas de Trabalho

Azulejaria / Conservação e restauro de arte contemporânea / Conservação e restauro de arte sacra / Conservação e restauro de escultura / Conservação e restauro de mobiliário / Conservação e restauro de pintura / Conservação e restauro de pintura de cavalete / Conservação e restauro de pintura mural / Conservação e restauro de talha dourada / Consultoria em gestão do património / Courier / Pintura / Restauro

Maquinaria

Compressor / Lupa binocular / Humidificador

Área

146 m2

Aberta desde

1981
ArteRestauro – Fotografias: Mariella Gentile

A ArteRestauro é uma empresa exclusivamente dedicada à Conservação e Restauro de obras de arte antiga e contemporânea.

No mercado desde 1981 e atualmente formada por quatro sócios, a ArteRestauro é uma empresa exclusivamente dedicada à Conservação e Restauro de obras de arte antiga e contemporânea. Desde as intervenções de Conservação e Restauro nas áreas da pintura de cavalete, da pintura mural e decorativa, passando também pelas áreas da talha dourada, escultura em madeira, pedra e gesso, ou o azulejo, inclui também vários serviços de apoio à gestão de património para museus, paróquias e privados. Os quatro sócios, com formação superior especializada realizada em Portugal e com experiência adquirida dentro e fora do país, trabalham e coordenam equipas pluridisciplinares. António Salgado é especializado em escultura, pintura e talha, tendo começado a dedicar-se à Conservação e Restauro em 1978, quando estava a trabalhar num ateliê de decoração com o arquiteto João Nascimento. Ingressou na carreira de professor e deu aulas no Liceu Filipa de Lencastre e, mais tarde, na Escola das Fontainhas, na Amadora. Nessa altura, vê um anúncio no jornal para o primeiro curso de Conservação e Restauro que existiu em Portugal, no Instituto Português do Património Cultural, a que concorre. Obtém então uma bolsa de três anos para fazer a parte teórica do curso, realizando a seguir um estágio no próprio Instituto José de Figueiredo. Ainda era aluno quando, em 1984, entrou como sócio para o ateliê ArteRestauro, para trabalhar em pintura de cavalete. Ao longo da sua vida profissional no país e no estrangeiro, adquiriu conhecimentos técnicos e experiência noutras áreas como sejam os bens etnográficos, o azulejo e a pintura mural. Joana Dias especializou-se em pintura de cavalete. Após ter optado por ingressar num curso que tivesse ambas as aplicações de artes e ciência, entrou na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova em 1998. Realiza o estágio na ArteRestauro em 2003, data em que começa a trabalhar em diversas empresas, bem como na Fundação da Universidade Nova, onde adquire experiência na pintura contemporânea em coleções como a Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest e a Fundação Millenium.

Quatro sócios com formação superior especializada realizada em Portugal, e com experiência adquirida dentro e fora do país, trabalham e coordenam equipas pluridisciplinares.

Teresa Marreiros ingressa na Escola Superior de Conservação e Restauro em 1992 onde fica até 1996, completando o estágio no Instituto José de Figueiredo e especializando-se na área de mobiliário, onde se incluem peças com embutidos, entalhadas e com revestimentos desde policromias, polimentos, acharoados e dourados. Inicia imediatamente o seu percurso profissional como empresária em nome individual e como colaboradora de várias empresas por todo o país e ilhas. Interveio em peças particulares de museus nacionais, igrejas, Palácios e Fundações. Ao longo dos anos, diversificou as suas áreas de intervenção para além da sua formação de base, trabalhando atualmente também em talha dourada e em escultura em madeira, pedra e gesso.
Elis Marçal inicia a sua formação na Escola Superior de Conservação e Restauro em 1992, conseguindo realizar o seu sonho de aliar a arte as ciências no seu futuro profissional. Especializa-se em talha dourada em 1997 e segue para Roma, onde realiza um estágio no Istituto Superiore per la Conservazione e il Restauro em Roma, na área de pintura sobre madeira. Assim que regressa a Portugal inicia a sua vida profissional como freelancer, trabalhando individualmente e em colaboração para as coleções do Estado, tanto para museus nacionais como para o IPPAR, a DGEMN, o IGESPAR e a Igreja. Ao longo da sua vida profissional, adquiriu conhecimento e experiência na gestão e na Conservação e Restauro de coleções de escultura e de bens etnográficos.

Orienta-os o respeito absoluto pela autenticidade e originalidade de cada obra, procurando restituir a sua integridade física e química, permitindo assim a sua fruição.

O que motiva esta equipa é o desafio único que cada peça representa ao atuar para a sua preservação. Orienta-os o respeito absoluto pela autenticidade e originalidade de cada obra, procurando restituir a sua integridade física e química, permitindo assim a sua fruição. Alguns dos seus trabalhos são: pintura São Jerónimo, Museu de Évora, século XVI; pintura de António Vaz, Apresentação do Menino no Templo, século XVI, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto; nove pinturas do forro do teto da autoria de António André, São Gonçalo de Amarante, ca. 1620-1625, Museu de Aveiro, proveniência Convento de Jesus de Aveiro, Capela de São Domingos e dos Santos; pintura de Artur Bual, séc. XX, coleção privada; esculturas em terracota do séc. XVII, do Mosteiro de Alcobaça; contadores Indo-portugueses, coleção privada; máscara etnográfica balinesa, Barong, séc. XX, do Museu da Marioneta, doação Francisco Campelo; talha dourada da Nave da Igreja do Convento da Madredeus, séc. XVIII.
Os seus clientes vão desde os Museus do Estado, as Direções Regionais e Geral da Cultura, igrejas e Misericórdias, Fundações, antiquários, particulares e a empresa Parques de Sintra. Fazem trabalhos por todo o país e também internacionalmente.