Responsável:
Rita Marcelino
Morada:
Rua Actor Estevão Amarante, Nº 28
1500-014 Lisboa
Telefone:
+351 93 314 54 42
Facebook:
@mestrefanan
E-mail:
rita.rmarcelino@gmail.com
O produto que aqui se fabrica é único
no mercado pelo seu nível de precisão.
Responsável:
Rita Marcelino
Morada:
Rua Actor Estevão Amarante, Nº 28
1500-014 Lisboa
Telefone:
+351 93 314 54 42
Facebook:
@mestrefanan
E-mail:
rita.rmarcelino@gmail.com
Construção de leque para guitarra portuguesa / Construtor de bandolim / Construtor de guitarra portuguesa / Construtor de guitolão / Construtor de viola da terra / Fabrico de alicates para fazer cordas de guitarra portuguesa / Luthier / Reparação e restauro de instrumentos musicais de corda
Engenhos de precisão / Fresa de precisão / Tornos mecânicos
A principal atividade da oficina é a construção de leques para guitarra portuguesa.
Rita Marcelino licenciou-se em Design de Comunicação e a falta de emprego levou-a a abrir novas perspetivas de futuro. O pai, Fernando Silva, tocava guitarra portuguesa e tornou-se mestre na construção dos leques, que tem vários problemas ao nível da afinação, e, ao longo dos anos, foi apurando as suas técnicas de fabrico. É ele que, no ano 2000, convida a filha a vir para a oficina aprender o ofício. A partir de 2002, Rita Marcelino passa a dedicar-se e este trabalho a tempo inteiro. A principal atividade da oficina é a construção de leques para a guitarra portuguesa, mas constroem-se também alguns instrumentos, nomeadamente guitarras portuguesas. São os principais construtores de leques para guitarra portuguesa do país.
Este ofício requer conhecimentos diferentes, exige máquinas específicas, financeiramente não é muito acessível e não há mais ninguém a fazer isto.
Seria importante haver pessoas com interesse em aprender este ofício que requer conhecimentos específicos, exige máquinas próprias, financeiramente não é muito acessível e, neste momento, não há mais ninguém a querer fazer isto manualmente. Há pessoas interessadas em construir guitarras, mas não leques. Existem fábricas, no Norte do país, a construir guitarras. A oficina está instalada na casa que era dos avós de Rita, onde o pai cresceu, numa zona calma de Benfica, um bairro com fáceis acessos. Neste tipo de atividade, dado que não têm uma oficina de porta aberta, não estão dependentes de quem passa. Aqui, o boca-a-boca é a melhor estratégia de publicidade. Os produtos são conhecidos num meio muito pequeno e com uma faixa de mercado muito restrita, onde as pessoas se conhecem todas umas às outras.
O produto que aqui se fabrica é único no mercado.
O produto que aqui se fabrica é único no mercado pelo nível de precisão que conseguem colocar nos leques em termos de afinação.