Carpintaria Lino e Filhos

Aqui, por ano, executam-se
mais de duzentas obras.

Nome da oficina:
Carpintaria Lino e Filhos, Lda.

Responsável:
Luís Paiva da Silva

Morada:
Rua do Centro Cultural, Nº 7
1700-106 Lisboa

Telefone:
+351 21 848 02 04

Site:
www.linoefilhos.pt

Facebook:
@linoefilhos

E-mail:
geral@linoefilhos.pt

Áreas de Trabalho

Carpintaria / Carpintaria mecânica / Formação / Lacagem / Marcenaria / Mecânicos de madeira / Mobiliário por encomenda / Pavimento / Revenda de madeira e derivados / Torneiro

Maquinaria

Esquartejadora / Plaina / Garlopa / Serra de fita / Tupia / Furadora / Calibradora / Orladora

Área

800 m2

Aberta desde

1965
Carpintaria Lino e Filhos – Fotografias: Mariella Gentile

Desde pequenos que os dois irmãos trabalhavam na carpintaria aos fins de semana, o ambiente da empresa era tipicamente familiar.

A Carpintaria Lino e Filhos foi criada em 1965 pelo pai dos irmãos Luís Paiva da Silva e Vítor Paiva da Silva, que decidiram dar-lhe continuidade. Desde pequenos que os dois irmãos trabalhavam na carpintaria aos fins de semana, o ambiente da empresa era tipicamente familiar. A sua área de formação fez-se lateralmente: Luís Paiva da Silva fez uma licenciatura em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e um mestrado em História da Gestão de Empresas pela Universidade Católica e Vítor Paiva da Silva tem uma licenciatura em Engenharia Eletrotécnica pelo ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão. O pai começou a trabalhar ali e mais tarde acabou por adquirir o imóvel, pelo que a empresa se manteve sempre no mesmo local, com as suas vantagens e os seus inconvenientes: uma das vantagens é a centralidade, que torna fácil a acessibilidade dos clientes.

Há algumas escolas de carpintaria, mas não há uma verdadeira Carta de Carpinteiro ou equivalente.

Por outro lado, dado que ambos os irmãos vivem em Lisboa, são inegáveis os benefícios da deslocação para um local de trabalho perto de casa. Um dos inconvenientes é a falta de espaço: estar num local onde fosse possível movimentar as paletes de madeira e as placas seria mais vantajoso. Estar no centro de Lisboa é, contudo, essencial para assegurar uma parte deste negócio, que vive da localização: a parte da revenda das madeiras e dos derivados. Este lado do negócio está completamente dependente da localização atual. A parte das empreitadas não está tão dependente, pois os clientes podem contactar a empresa onde quer que ela esteja, ainda que seja mais fácil para um cliente deslocar-se a Alvalade do que ir para fora de Lisboa.

A Lino e Filhos assegura todo o trabalho de carpintaria civil, desde pavimentos, portas, rodapés, cozinhas, ou seja, tudo o que for feito em madeira numa obra.

Aqui, por ano, executam-se mais de duzentas obras. Destacam-se a renovação da caixilharia do Torreão Poente da Praça do Comércio, em Lisboa, os expositores do Museu dos Franciscanos, portas para o Museu das Marionetas em Lisboa, a renovação do Paço dos Henriques em Alcáçovas, a renovação dos escritórios da SIVA, também em Lisboa. São também responsáveis pelas montras das lojas da Lanidor, da Metro Kids, entre outras lojas.A Lino e Filhos assegura todo o trabalho de carpintaria civil, desde pavimentos, portas, rodapés, cozinhas, ou seja, tudo o que for feito em madeira numa obra. Trabalham, por isso, para espaços comerciais, escritórios, apartamentos, prédios e museus. Os seus clientes são tanto empresas e instituições como particulares. Há, no entanto, poucas pessoas a aprender este ofício: quando precisam de contratar alguém, muitas vezes são eles próprios que oferecem a formação. Luís Paiva admite que, se precisasse de um engenheiro, teria imediatamente acesso a muitos profissionais. Pelo contrário, quando precisam de contratar um carpinteiro é muito difícil, é preciso procurar muito e o que a empresa tem feito é investir na formação.

Estar no centro de Lisboa é essencial para assegurar uma parte deste negócio, que vive da localização: a parte da revenda das madeiras e dos derivados.

E há falta de formações. Há algumas escolas de carpintaria, mas não há uma verdadeira Carta de Carpinteiro ou equivalente. As pessoas que aparecem normalmente fizeram apenas estágios e, assim, o trabalhador começa primeiro como ajudante, depois vai evoluindo e aprendendo a profissão. Alguns destes trabalhadores estão atualmente na empresa e vêm do tempo em que foi formada, ainda pelo seu pai, mas tem havido renovação pontual. A Lino e Filhos procura investir na formação contínua dos seus trabalhadores.