FGV – Design de Mobiliário

É importante que a alta marcenaria
tenha continuidade.

Responsável:
Filipe Garrido Ventura

Morada:
Calçada do Monte, Nº 90 – Porta 4-5
1170-251 Lisboa

Telefone:
+351 93 934 13 02

Site:
www.fgvdesign.pt

E-mail:
info.mobiliario@fgv.pt

Áreas de Trabalho

Carpintaria / Carpintaria de bancada / Carpintaria mecânica / Marcenaria / Mobiliário por encomenda

Maquinaria

Serra de fita / Máquina universal / Tupias / Serra radial / Desengrossadeira

Área

150 m2

Aberta desde

2014
FGV – Design de Mobiliário – Fotografias: Mariella Gentile

Ao frequentar cursos livres de marcenaria, conhece um professor em cuja oficina começa a trabalhar.

Ao terminar o mestrado em Design de Interiores na ESAD – Escola Superior de Artes Decorativas, da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa, surge a ideia de criar uma empresa de mobiliário e começa a produzir as suas peças numa empresa no Norte do país. Ingressa posteriormente no Instituto de Artes e Ofícios, em Lisboa, para frequentar cursos livres de Marcenaria, onde conhece um professor em cuja oficina começa a trabalhar. É aí que a FGV tem início, uma marca de mobiliário com design de Filipe Ventura e produção em alta marcenaria. A empresa vai crescendo e vai desenvolvendo mais produtos, estando neste momento a preparar-se para a exportação.

Em Portugal existe uma grande tradição no desenho e produção de mobiliário, reconhecida internacionalmente, que seria uma pena perder-se.

Entre os seus trabalhos mais relevantes estão por exemplo a Estante Estrutura, uma estante de cariz arquitetónica, concebida a partir de um bloco paralelepípedo vertical, decomposto em quatro planos verticais de contraplacado de nogueira, preservando a verticalidade e a força do alçado frontal, mas desvirtuando o seu peso. De referir também a mesa de sala Zeus, uma peça concebida a partir da transposição simbólica da arquitetura dos templos gregos, com o fim de aumentar a relevância dos elementos que refletem a personalidade do seu detentor. É composta por uma estrutura em madeira elevada em relação ao pavimento, amplificando a ideia de reverência, ao qual num dos extremos se localiza um espaço reservado ao altar, estabelecido por um elemento em reboco branco. Para Filipe Ventura, é importante que o ofício se mantenha, quer seja no centro da cidade ou não: em Portugal existe uma grande tradição no desenho e produção de mobiliário, reconhecida internacionalmente, que seria uma pena perder-se.