Responsável:
Paula Crespo
Morada:
Rua da Esperança, Nº 59-61
1200-655 Lisboa
Telefone:
+351 21 395 14 07
Site:
www.galeriareverso.com
Facebook:
@galeria.reverso
E-mail:
mail@reversodasbernadas.com
Mexer na matéria com as mãos
faz parte da condição humana.
Responsável:
Paula Crespo
Morada:
Rua da Esperança, Nº 59-61
1200-655 Lisboa
Telefone:
+351 21 395 14 07
Site:
www.galeriareverso.com
Facebook:
@galeria.reverso
E-mail:
mail@reversodasbernadas.com
Colabora durante dez anos com Tereza Seabra e Alexandra Serpa Pimentel no seu espaço no Bairro Alto.
A apetência pelo trabalho manual revela-se desde cedo, tornando-se evidente que iria seguir a área das artes. Começa por frequentar o ateliê de Cecília Menano, que trabalhou com o Professor João dos Santos, no local onde mais tarde viria a abrir o seu primeiro ateliê. Inicialmente, a ideia era seguir Pintura ou Arquitetura, mas Paula Crespo acaba por ingressar no curso de Filologias Românica e Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo sido professora de português e inglês durante cerca de trinta anos. Quando o curso de Joalharia no Ar.Co – Centro de Comunicação Visual surge, não hesita. Enquanto isso, Tereza Seabra e Alexandra Serpa Pimentel tinham aberto um espaço no Bairro Alto e, ainda aluna, é convidada a entrar no ateliê. Seguiram-se dez anos de uma produtiva parceria e, em 1998, abre o seu próprio espaço na Rua da Esperança, uma galeria com obras de vários artistas e abordagens a diversos materiais.
A Reverso organiza regularmente exposições de artistas nacionais e estrangeiros e representa, em exposição permanente, obras de diversos artistas na área da joalharia contemporânea.
Atualmente, a Reverso organiza com regularidade exposições de artistas nacionais e estrangeiros e representa, em exposição permanente, obras de diversos artistas na área da joalharia contemporânea. Tem produzido e apresentado séries limitadas de jóias e objetos com a colaboração de artistas de diferentes áreas. Paralelamente, e em colaboração com a galerista Ana Isabel Rodrigues, a Reverso tem apresentado obras de artistas plásticos contemporâneos com a organização de exposições individuais. Situada num edifício de azulejaria novecentista, no bairro histórico de Santos e a dois passos do Convento das Bernardas, a Reverso articula-se em torno de dois espaços: a galeria, e, na parte posterior do edifício, a oficina e zonas de trabalho. No espaço de oficina, além da produção própria da autoria de Paula Crespo, são também executadas peças por encomenda. Alguns trabalhos de referência são, a convite de Paula Crespo:
- Manuel Graça Dias, Fernando Sanches Salvador, Margarida Grácio Nunes e José Charters Monteiro, Jarros de água tendo como material base a prata;
- Pedro Portugal, cubos em cobre com gravação e esmalte em caixa de carvalho;
- Pedro Calapez: pin “CUBO”, ouro pintura, caixa de alumínio.
Paula Crespo dá grande importância à manutenção do ofício no centro, pois a convivência dos artesãos é muito positiva, traz vida à cidade.
De sua autoria:
- Peças comemorativas para a SOMINCOR: série de 30 peças em cobre e estanho com caixa em cerejeira.
Paula Crespo dá grande importância à manutenção do ofício no centro, pois a convivência dos artesãos é muito positiva, traz vida à cidade. Por outro lado, há cada vez mais um grande boom de pessoas interessadas em aprender Joalharia: o prazer de mexer na matéria com as mãos faz parte da condição humana.