Responsável:
José Dias
Morada:
Rua Cidade de Cardiff, Nº 42 AB
1170-095 Lisboa
Telefone:
+351 93 496 25 33
E-mail:
jdias.restauros@gmail.com
Comecei por comprar e vender móveis
e acabei no restauro.
Responsável:
José Dias
Morada:
Rua Cidade de Cardiff, Nº 42 AB
1170-095 Lisboa
Telefone:
+351 93 496 25 33
E-mail:
jdias.restauros@gmail.com
O cunhado trabalha na compra e venda de mobiliário e convida-o a trabalhar consigo. É assim que, aos dezasseis anos, José Dias inicia um percurso ligado aos móveis e ao restauro. Aos dezassete anos vai para o Montijo trabalhar numa oficina pertencente ao Sr. Alberto Bandarilheiro, onde tem o primeiro contacto com o restauro. Passado um ano vai trabalhar para a Movisol, em Lisboa e, quando sai da tropa, aos vinte e dois anos, decide começar a trabalhar em restauro, passando por várias oficinas, nomeadamente a Mafra e Mafra e a Carlos Mardel. A sua primeira oficina em nome individual foi no Prior Velho. Tendo continuado sempre a comprar e a vender móveis em segunda mão, foi obtendo conhecimentos também na área da comercialização.
Em 1998, procura um espaço grande, pois tem móveis de grande dimensão para restaurar, e abre a oficina onde se encontra atualmente, e onde, a certa altura, chegou a ter quatro empregados. Hoje encontra-se a trabalhar sozinho e, entre os seus principais clientes, refere a Embaixada Britânica, a Cimpor e José Berardo. Um dos trabalhos mais relevantes que executou foi o restauro de uma loja na Rua Garrett, que incluiu a reconstrução do teto, marmoreados e dourados.
Para José Dias, sair do centro da cidade, como está já a acontecer com algumas oficinas, é acabar com o ofício: a acessibilidade aos clientes é um fator determinante. Costumam aparecer pessoas na oficina que querem aprender o ofício, mas quando veem que o trabalho tem um lado mais desgastante, ficam com dúvidas e chegam a desistir. Contudo, o processo de aprendizagem é moroso e exige um grande investimento.