Responsável:
Maria Bilotti
Telefone:
+351 91 347 89 89
Site:
www.mysilvercreations.com
Facebook:
@mysilvercreations.mob
E-mail:
mariabilotti@yahoo.com
Fui influenciada pela minha mãe
que era conservadora de ourivesaria.
Responsável:
Maria Bilotti
Telefone:
+351 91 347 89 89
Site:
www.mysilvercreations.com
Facebook:
@mysilvercreations.mob
E-mail:
mariabilotti@yahoo.com
Começa por tirar o curso de Design de Interiores em 1994, no IADE - Instituto de Arte, Design e Empresa, em Lisboa tendo trabalhado posteriormente em vários anos em ambientes e décors para publicidade. Contudo, sempre manteve um gosto particular pelo trabalho manual e em 2005, influenciada pela mãe que era conservadora de ourivesaria do Museu Nacional de Arte Antiga, quis saber como se trabalhava com a prata. Inscreve-se num curso no ateliê de Zélia Nobre e apaixona-se pelo trabalho. Vai depois para os Estados Unidos, onde volta a trabalhar em publicidade e, quando regressa a Portugal, em 2007, frequenta dois Cursos de Aperfeiçoamento de Joalharia na Escola Contacto Directo. Na altura trabalhava em part-time e resolve, entretanto, dedicar-se inteiramente à Joalharia e, em 2007, monta um ateliê em casa por questões pessoais.
No ateliê My Silver Creations, executam-se peças únicas por encomenda, aplicando formas, letras ou pedras que o cliente deseje. Entre os trabalhos mais relevantes realizados encontra-se a exposição Preto e Prata, no Teatro Mirita Casimiro, que incluiu peças realizadas com pedras, pirites e prata.Os seus clientes são sobretudo mulheres a título particular, mas é procurada por muitas empresas e instituições.
Maria Bilotti refere a enorme especulação decorrente da nova lei do arrendamento. Um artesão, que não tem punção como tem um joalheiro, funcionando como uma certificação do ofício, não consegue manter uma renda no enquadramento atual. É importante serem criadas condições para que os artífices se possam manter no centro da cidade.
Verifica que há muita gente interessada neste ofício, sobretudo através do seu contacto com o Centro Português de Joalharia. Contudo, é um trabalho que exige muito tempo e dedicação.