Portal de São Domingos

A industrialização roubou
muito trabalho à Marcenaria.

Responsáveis:
Pedro Alexandre, Pedro Salvador

Morada:
Rua Alto do Carvalhão, 21 A
1070-048 Lisboa

Telefone:
+351 21 726 78 91

Site:
www.portalsdomingos.wixsite.com

Facebook:
@portalsdomingos

E-mail:
portalsdomingos@gmail.com

Áreas de Trabalho

Carpintaria / Conservação e restauro de escultura / Conservação e restauro de mobiliário / Conservação e restauro de pintura de cavalete / Dourador / Marcenaria / Mecânicos de madeira / Mobiliário por encomenda / Pintura / Pintura decorativa / Polimentos à francesa / Reprodução de mobiliário antigo / Talha

Maquinaria

Serra de fita / Serra de bancada / Radial de braço / Garlopa desengrossadeira

Área

250 m2

Aberta desde

2001
Portal de São Domingos – Fotografias: Mariella Gentile

A Portal de São Domingos desenvolve a sua atividade no âmbito da Conservação e Restauro, Alta Marcenaria e transporte especializado de obras de arte e antiguidades.

Pedro Salvador completa o Curso de Tecnologia em Restauro no Instituto Politécnico de Tomar e frequenta uma especialização em Peritagem em Arte, na Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa, seguida de um estágio profissional no Instituto José de Figueiredo. Desde então não tem parado. Começa a trabalhar para o antiquário Pedro Castro, enquanto decorria a especialização, altura em que conhece Pedro Alexandre, com quem partilha a empresa desde 2001: a Portal de São Domingos. Instalam-se primeiro em Benfica e em 2016 mudam para Campolide, para uma oficina maior.

A Portal de São Domingos desenvolve a sua atividade no âmbito da Conservação e Restauro, Alta Marcenaria e transporte especializado de obras de arte e antiguidades. Os trabalhos desenvolvidos tocam as áreas da Conservação e Restauro de Mobiliário, da Pintura, da Talha, dos embutidos, da Arte Sacra e imaginária, dos Metais, do Vidro, da Faiança, da Porcelana, do Design e da Arte Contemporânea. Entre os seus trabalhos mais relevantes estão: o restauro do mobiliário do Salão Nobre do Palácio da Pena, em Sintra, e a produção de uma caixa de luz para um vitral de Almada Negreiros, em exibição no Museu da Assembleia da República. Os seus clientes vão desde particulares a instituições públicas e privadas. Fazem manutenção de hotéis, como é o caso do Hotel Britannia, e trabalham para a Parques de Sintra e para o Museu da Presidência.

Entre os seus trabalhos mais relevantes estão: o restauro do mobiliário do Salão Nobre do Palácio da Pena, em Sintra, e a produção de uma caixa de luz para um vitral de Almada Negreiros, em exibição no Museu da Assembleia da República.

Não querem sair do centro de Lisboa. A lógica de bairro permite que várias pessoas passem diariamente pelo ateliê, sendo a proximidade um fator muito importante para que o ofício possa manter-se no centro da cidade.

Verificam que há um interesse crescente pela Marcenaria. No entanto, o enquadramento do ofício é o seguinte: a industrialização roubou muito trabalho à Marcenaria e o Restauro não é muito valorizado, porque não há uma cultura de manutenção do Património. Por outro lado, as empresas de construção civil tornaram-se concorrentes das oficinas de Carpintaria e de Marcenaria.