Sporgravo

Ainda nos dirigirmos à Baixa por um
carimbo ou por uma placa gravada à mão.

Responsável:
Amado Neto

Morada:
Rua da Madalena, 91 – R/C
1100-319 Lisboa

Telefone:
+351 21 888 14 40

Facebook:
@sporgravo.lda

E-mail:
sporgravo91@gmail.com

Áreas de Trabalho

Carimbos / Gravação de peças de joalharia / Gravação manual / Gravações a laser e computorizada / Gravador / Selos brancos / Sinalética

Maquinaria

Compressor / Torno mecânico

 

Área

45 m2

Aberta desde

1996
Sporgravo – Fotografias: Mariella Gentile

Antigamente, os gravadores pertenciam todos a Lisboa e estavam concentrados no centro da cidade, tal como todo o comércio.

Amado Neto começa a trabalhar no ramo nos anos 60, aos doze anos, numa oficina na Rua da Padaria, na Baixa Pombalina, com o mestre Manuel da Silva, onde se mantém ao longo de mais de vinte anos. Em 1986, abre a sua própria oficina, a Gravoprensa, na Rua da Madalena, também na Baixa, numa sociedade com um colega de ofício. A sociedade acaba por se desfazer e decide abrir uma firma em nome próprio, a Sporgravo, também na Rua da Madalena, onde se encontra até hoje.

A gravação manual é um ofício que está a desaparecer pois as novas tecnologias fizeram-no evoluir para outros campos.

Os seus clientes vão desde aqueles que passam na rua e entram na loja às encomendas de instituições do Estado. Recebe também encomendas a nível internacional. Amado Neto lembra que antigamente os gravadores pertenciam todos a Lisboa e estavam concentrados no centro da cidade, tal como todo o comércio. Curiosamente, a tendência em procurar por um carimbo ou por uma placa gravada na Baixa ainda se mantém. Contudo, a gravação manual é um ofício que está a desaparecer pois as novas tecnologias fizeram-no evoluir para outros campos. Hoje, o trabalho de gravação não é tão utilizado como antigamente e é preterido por soluções técnicas alternativas, como os autocolantes. Muitos trabalhos, atualmente feitos a laser, Amado Neto fá-los manualmente. Disso é exemplo uma placa em latão à entrada da oficina, realizada com peças sobrepostas e feita para um hotel em Lisboa, que afirma ser o ex-libris do seu Curriculum.