Estágios e Formação Profissional

A Rede de Artes e Ofícios quer contribuir para a ligação entre alunos e oficinas, discípulos e mestres, disponibilizando um conjunto de informação útil para o desenho de um percurso profissional.

O desafio da integração profissional de alunos dos vários cursos disponíveis em Portugal no âmbito das Artes e Ofícios é grande. Para além dos percursos académicos, verifica-se o aparecimento de cada vez mais pessoas, com diferentes faixas etárias, interessadas em aprender diversos ofícios e que se têm dirigido diretamente aos ateliers e às oficinas.

Reconhecendo os ofícios como mecanismo estratégico para responder a problemas concretos das esferas pública e privada, a Rede de Artes e Ofícios quer valorizar competências — das pequenas reparações domésticas, passando pela Conservação e Restauro de peças de mobiliário até à Reabilitação do edificado —, iniciando um processo essencial para a sustentabilidade ambiental e económica e resposta ativa à agenda política actual.

Decreto-Lei de Apoio às Artes e Ofícios
O decreto lei 122/2015, de 30 de junho, determina, no seu artigo 22º, a revogação da Resolução do Conselho de Ministros nº 136/97 que criou o PPART - Programa para a Promoção dos Ofícios e Micro-empresas Artesanais, instituindo em alternativa o PPAO - Programa de Promoção das Artes e Ofícios, no seio do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Desenhar um percurso profissional

Estágios IEFP
Existem neste momento candidaturas a Estágios Profissionais, estágios com a duração de nove meses, não prorrogáveis, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados, e Estágios não financiados que, como entidade empregadora, pode organizar e promover.

IEFP - Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP

Rua das Picoas, Nº 14
1069-003 Lisboa
Telefone: +351 21 580 20 03
Site: www.iefp.pt

Carta de Artesão e de Unidade Produtiva Artesanal (UPA)
A carta de artesão serve de certificação da atividade artesanal desenvolvida. Não é obrigatória por lei mas dá a possibilidade de ter acesso a apoios e a benefícios. Tem uma validade que varia entre dois a cinco anos e a entidade responsável pela atribuição da mesma é o IEFP. Atualmente o tratamento administrativo e a avaliação técnica dos processos para a emissão e renovação das cartas passa peloCEARTE. Para o efeito, foi criado no CEARTE o Gabinete para a Promoção das Artes e Ofícios. Assim, os assuntos relativos à obtenção e renovação das cartas devem ser tratados em:

CEARTE - Centro de Formação Profissional do Artesanato

Gabinete para a Promoção das Artes e Ofícios
Rua António Sérgio, Nº 36
Zona Industrial da Pedrulha
3025-041 Coimbra
Telefone: +351 239 497 200
E-mail: gpao@cearte.pt
Site: www.cearte.pt


Rede de Artes e Ofícios não atribui ou é interveniente no processo de atribuição da carta de artesão ou da unidade produtiva artesanal.

 

Experimentar um curso livre

Os cursos livres compreendem workshops, ações de formação, seminários ou cursos, mais ou menos intensivos, e muitos são programados pelas próprias oficinas com o objetivo de partilhar os seus conhecimentos na área das Artes e dos Ofícios. Os cursos, não conferentes de grau, realizam-se em diferentes áreas da preservação e dos bens patrimoniais, promovendo a aprendizagem de saberes e técnicas e a valorização do Património Cultural e Artístico. Muitos futuros artífices começaram por aqui.

Akto - João Erse

Allis Jewellery

Amasso Home Ceramic

Artlier - Margarida Aires Mateus

Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea

Atelier Cabine

Atelier Garagem

Carpintaria Lino & Filhos

Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva - FRESS

Galeria Reverso

Inge Jóias

Mural da História

O Homem do Saco

OLHO - Atelier de Cerâmica

Volta Oficina Criativa - Rita Daniel Rodrigues