Carapau Amarelo

Há muitos designers e ilustradores que
querem aprender o processo de Serigrafia.

Responsável:
Maria Boavida

Morada:
Estrada do Manique, Nº 19
1750-166 Lisboa

Telefone:
+351 96 394 89 89

Site:
www.carapauamarelo.com

Facebook:
@carapauamarelo

Instagram:
carapauamarelo

E-mail:
carapauamarelo@carapauamarelo.com

Áreas de Trabalho

Autocolantes / Cartazes / Casamentos / Encadernação / Estacionário / Estampas / Impressão em papel / Impressão em planos / Impressão em serigrafia / Impressão em tecido / Serigrafia / Tamanhos grandes

Maquinaria

Pistola de pressão / Quadros serigráficos / Guilhotina

Área

90 m2

Aberta desde

2010
Carapau Amarelo – Fotografias: Mariella Gentile

Um mestrado de Ilustração na Falmouth University, em Inglaterra, permitiu-lhe experimentar articuladamente várias técnicas, desde a Gravura, a Litografia, a Serigrafia à Fotografia.

Maria Boavida tira o curso de Design Gráfico no Ar.Co – Centro de Comunicação Visual, em Lisboa e, quando termina, trabalha na área durante cerca de dois anos, nomeadamente na Oficina de Museus. Nesse período, sente vontade de voltar ao desenho e ao trabalho manual e faz um curso de Ilustração no CIEAM – Centro de Investigação e de Estudos de Arte e Multimédia da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde tem o primeiro contacto com a Encadernação. Segue-se um mestrado de Ilustração na Falmouth University, em Inglaterra, que funcionava à base de projetos individuais e que lhe permitiu experimentar articuladamente várias técnicas, desde a Gravura, a Litografia, a Serigrafia à Fotografia, etc. Decide imediatamente aprender a fundo Gravura e Serigrafia. Os seus primeiros trabalhos foram projetos de grandes dimensões, de forma a poder aprender a dominar bem a técnica. Percebeu que, tendo já tirado o curso de design gráfico, onde aprendeu as técnicas de Tipografia e Gravura, o processo trabalho lhe ficava mais acessível.

A técnica de Serigrafia é muito versátil, proporcionando um trabalho artesanal.

Ao mesmo tempo, descobre que a técnica de Serigrafia é muito versátil, proporcionando um trabalho artesanal e decide regressar a Lisboa para se dedicar à Serigrafia. Assim foi. Em 2010 adquire o equipamento necessário e cria a marca Carapau Amarelo. Na oficina realiza trabalhos muito diferentes. Os que mais se destacam são diametralmente opostos, como os trabalhos de estacionário — em papéis de luxo e robustos, com impressão a branco ou cores metálicas — e o trabalho de impressão a metro. Os seus clientes são particulares e empresas, sobretudo designers independentes e ateliês de design, ilustradores e editoras.

A oficina, que está implantada numa zona industrial, permite-lhe aceder aos serviços a que recorre frequentemente: serralharias, gráficas e fornecedores de papel.

O amplo espaço que a oficina ocupa na freguesia de Santa Clara surgiu como uma oportunidade. Embora gostasse de estar mais perto do centro, reconhece que é muito fácil chegar à oficina e, porque está implantada numa zona industrial, permite-lhe aceder aos serviços a que recorre frequentemente: serralharias, gráficas e fornecedores de papel. Vê um crescente interesse na aprendizagem da Serigrafia, nomeadamente por parte de designers e ilustradores que querem aprender o processo, por ser uma técnica que permite controlar a produção. Maria Boavida dá workshops de um dia no ateliê Carapau Amarelo e formação contínua, em horário pós-laboral, na Volta – Oficina Criativa, na Lx Factory.