Desisto

Começámos como usuários e evoluímos
para a manipulação da máquina.

Responsáveis:
José Mendes, Margarida Borges, Ricardo Martins

Morada:
Rua António Ferreira, Nº 3A
1700-045 Lisboa

Telefone:
+351 21 138 55 91

Site:
www.desisto.pt

Facebook:
@desisto.pt

E-mail:
info@desisto.pt

Áreas de Trabalho

Edições / Impressão em papel / Papel / Risografia

Maquinaria

Riso até A3 / Duas cores

Área

40 m2

Aberta desde

2016
Desisto – Fotografias: Mariella Gentile

Margarida Borges, Ricardo Martins e José Mendes formam o estúdio de Artes Gráficas Desisto.

Margarida Borges, Ricardo Martins e José Mendes formam o estúdio de Artes Gráficas Desisto. A produção de edições independentes, motiva-os a aprender a trabalhar com risografia. Começaram como usuários e evoluíram para a manipulação da máquina, ainda junto de colegas que os deixavam usar. Em 2015 fazem uma residência na Bélgica, no Frans Masereel Centre, em Kasterlee, com foco na impressão, onde puderam conhecer a fundo a técnica da risografia. Aí, executam um trabalho com outras duas plataformas de edição, um conjunto de três publicações, um em serigrafia, outras duas em risografia, chamado Untitled. Foi depois disso que decidiram adquirir uma máquina, continuando a trabalhar como plataforma de edição. Têm alguns projetos a que dedicam alguma regularidade, como a edição de Parasitical Interviews, feitas em risografia e escondidas dentro de livros em livrarias ou a Spam, com ensaios políticos.

Em 2015 fazem uma residência na Bélgica, no Frans Masereel Centre, em Kasterlee, com foco na impressão.

Margarida Borges tem a licenciatura em Design Geral pelo IADE – Instituto de Arte e Design, um mestrado em Design Editorial e Comunicação na ELISAVA, Universidade de Barcelona e uma pós-graduação em webdesign na ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa. Atualmente (2017) está inscrita no mestrado em Práticas Editoriais Contemporâneas, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Ricardo Martins fez o curso de som na RESTART, em Lisboa e depois frequentou quatro anos do curso de Ilustração no Ar.Co, que foi concluir em Barcelona na Escola d'Art i Disseny. Aí, completou também o mestrado em Design Gráfico. Depois tirou um curso em Tipografia Suíça e Projetos Editoriais, na Design Werkstatt, também em Barcelona, a que se seguiu uma pós-graduação em webdesign na ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa.

Têm alguns projetos a que dedicam alguma regularidade, como a edição de Parasitical Interviews, feitas em risografia e escondidas dentro de livros em livrarias ou a Spam, com ensaios políticos.

José Mendes tem a licenciatura em Design Visual pelo IADE – Instituto de Arte e Design e um curso em webdesign pela LSD – Lisbon School of Design. Depois foi para Barcelona fazer o mestrado em Design Editorial e Comunicação na ELISAVA, Universidade de Barcelona.

Os seus clientes são maioritariamente ilustradores, salas de concerto e artistas plásticos. Toda a sua produção é muito pensada e, embora a risografia seja boa para fazer grandes tiragens, gostam de fazer pequenas quantidades.

A pressão turística afastou-os do centro da cidade, da Rua de Santa Justa, onde trabalharam durante algum tempo. As rendas caras, o lixo sonoro das 24h/24h, a alimentação quotidiana dispendiosa, contribuíram para esse afastamento. Decidiram abrir o novo ateliê em Alvalade, um bairro tranquilo onde há uma grande solidariedade entre os que o habitam. Trazer este tipo de ofícios para fora do centro histórico acaba por ser interessante, para que estas atividades possam continuar a funcionar e, ao mesmo tempo, para que ativem outras zonas da cidade.