Folha d’Ouro

Adoro trabalhar de porta aberta.

Responsável:
Helena Gramaço

Morada:
Rua Santa Marinha, 30-32
1100-491 Lisboa

Telefone:
+351 96 299 43 76

E-mail:
folhadouro@hotmail.com

Áreas de Trabalho

Decoração / Douração manual / Lacagem / Ouro / Pintura / Pintura decorativa / Pintura figurativa / Pintura sobre madeira / Prata / Prateagem / Restauro

Área

35 m2

Aberta desde

1988
Folha d’Ouro – Fotografias: Mariella Gentile

Em 1985, a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva abre o Instituto de Artes e Ofícios, ainda hoje a funcionar em Alfama, e ingressa numa das primeiras turmas.

Helena Gramaço começa por trabalhar na área administrativa aos dezasseis anos, mas sempre sonhou tirar um curso ligado às artes. Em 1985, a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva abre o Instituto de Artes e Ofícios, ainda hoje a funcionar em Alfama, e não hesita: ingressa numa das primeiras turmas e realiza um curso de três anos de Pintura, Lacagem e Douragem. Em 1988, quando acaba o curso, adquire o ateliê onde ainda se encontra atualmente, na Rua Santa Marinha, na Graça, na freguesia de São Vicente. Escolhe aquele sítio da cidade para se instalar pelo sossego e porque gostava da dinâmica: tinha dois dias de grande movimento, os da Feira da Ladra (terças e sábados), e nos outros podia concentrar-se no seu trabalho. Na altura, conseguia trabalhar de porta aberta. Neste momento as coisas mudaram completamente.

Entre os seus trabalhos mais relevantes encontram-se três biombos Namban e o levantamento para restauro da sala do Teatro Taborda.

Entre os seus trabalhos mais relevantes encontram-se três biombos Namban pertencentes a um particular e o levantamento para restauro da sala do Teatro Taborda. Os seus clientes vão desde privados a Instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Português de Museus e o Museu Soares dos Reis do Porto, até às lojas de vários museus nacionais.