Inge Jóias

No primeiro dia, sentada à bancada,
percebi que era aquilo que queria fazer.

Responsável:
Inge Marques

Morada:
Largo Vitorino Damásio, 3C – Loja 5
1200-872 Lisboa

Telefone:
+351 91 432 39 77

Site:
www.ingejoias.com

Facebook:
@ingejoias

E-mail:
atelier@ingejoias.com

Áreas de Trabalho

Formação / Joalharia / Ourivesaria / Ouro / Restauro de peças de joalharia

Maquinaria

Polideira / Banco de puxar fio / Adastra mecânica / Mufla / Ultrassons

Área

40 m2

Aberta desde

2016
Inge Jóias – Fotografias: Mariella Gentile

Enquanto estudante, obtém dois prémios: o Prémio Anual Contacto Directo 2002-03 e o prémio de jovens criadores do Porto Jóia Design 2004.

Inge Marques é meia holandesa e os pais viajavam entre ambos os países. Faz uma licenciatura em Psicologia Educacional no ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, mas percebe rapidamente que não era a área em que queria trabalhar, preferindo uma área criativa. Participa em vários workshops temáticos, como Cravação, Prataria, Esmalte, Laca Japonesa, Gemologia e Desenho 3D de Pintura, Artes Decorativas, Arte de trabalhar com Madeira, entre outros e, em 2000, sabe através de uma amiga que iria haver um curso de Joalharia financiado pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e pela Câmara Municipal de Oeiras. Concorre, é selecionada, e, no primeiro dia sentada à bancada, percebe imediatamente que é aquilo que quer fazer. Depois de um ano de curso, vai para a escola Contacto Directo, onde fica três anos. Paralelamente, começa a trabalhar numa oficina de ourivesaria. No curso, conhece Maria Avillez, com quem decide abrir o seu primeiro ateliê. Depois de uma convivência de nove anos, em 2016, Inge Marques decide abrir ateliê sozinha e instala-se no espaço onde está hoje.

Em 2012, obtém a sua punção de fabricante de ourivesaria, atribuída pela Casa da Moeda.

Ainda enquanto estudante, obtém dois prémios: o Prémio Anual Contacto Directo 2002/03 com um anel em prata e ouro e uma esfera de vidro e o prémio de jovens criadores do Porto Jóia Design 2004, com um colar de rodas dentadas feito à mão. Gosta de usar esmaltes, pedras preciosas e semipreciosas, pérolas e madeiras exóticas, de personalizar as jóias criando peças únicas e de transformar jóias antigas em peças novas e modernas. Em 2012, obtém a sua punção de fabricante de ourivesaria, atribuída pela Casa da Moeda. Os seus clientes são particulares, sobretudo a partir da loja, que pretendem sobretudo, restaurar ou transformar de jóias antigas.

Dá aulas de Joalharia, no ateliê, criando programas personalizados de acordo com os perfis dos alunos.

Queria ter a oficina no centro da cidade. Procura a Estrela por ser uma zona segura e tranquilo, não queria uma rua muito movimentada, com muito barulho, mas sim uma zona mais tranquila e de fácil acesso. Atualmente, dá aulas de Joalharia, no ateliê, criando programas personalizados de acordo com os perfis dos alunos.