Joaquim Martins Gravador

O centro da cidade é uma montra onde está
a excelência daquilo que se faz em Lisboa.

Responsável:
Joaquim Martins

Morada:
Rua de Santa Justa, Nº 6 – 3º
1100-485 Lisboa

Telefone:
+351 21 887 31 94

Site:
www.quimgravador.com

Facebook:
@quimgravador

E-mail:
jsilvinomartins@gmail.com

Áreas de Trabalho

Cinzelagem / Gravação de peças de joalharia / Gravação manual / Gravador / Sinalética

Área

10 m2

Aberta desde

1994
Joaquim Martins Gravador – Fotografias: Mariella Gentile

Desde 1994 que daqui saem gravações, todas elas manuais, com desenho aplicado ao metal.

Desde 1994 que daqui saem gravações, todas elas manuais, com desenho aplicado ao metal. Nascido em 1955, Joaquim Martins tinha onze anos quando começa a dedicar-se ao ofício, na oficina de Luís Oliveira. Aí faz o seu percurso desde aprendiz tendo entrado posteriormente na oficina do mestre António, de grande referência na área. Por volta dos vinte e dois anos regressa à primeira oficina e, em 1994, decide estabelecer-se por conta própria, abrindo uma oficina na Baixa Lisboeta. Ao todo, Joaquim Martins trabalha no ofício há cinquenta anos neste ofício.

A partir de um desenho ou de uma fotografia, grava com quinze buris diferentes, como faz o pintor com o pincel.

Faz o curso de Desenho e Artes Decorativas na Escola Artística António Arroio e algumas aulas de desenho artístico na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. A partir de um desenho ou de uma fotografia, grava com 15 buris diferentes, como faz o pintor com o pincel. Algumas das peças aqui gravadas incluem uma coroa para imagem de Nossa Senhora de Fátima, para o postulado de Gales, a gravação do nónio de Pedro Nunes e diversos astrolábios. Os seus principais clientes são ourivesarias.

Para Joaquim Martins é essencial estar na Baixa: é aqui que está desde os anos sessenta e o centro da cidade devia ser um pólo de artistas e artesãos.

Para Joaquim Martins é essencial estar na Baixa: é aqui que está desde os anos sessenta e o centro da cidade devia ser um pólo de artistas e artesãos.