Mike Oleson

O meu pai fazia os móveis
que tínhamos em casa.

Nome da oficina:
Mike Oleson Woodworking

Responsável:
Mike Oleson

Morada:
Rua dos Cortes Reais, Nº 17 A
1170-106 Lisboa

Telefone:
+351 96 946 64 78

Site:
www.mikeoleson.com

Facebook:
@Mike-Oleson-Woodworking

E-mail:
mikeoleson1@yahoo.com

Áreas de Trabalho

Carpintaria / Carpintaria de bancada / Carpintaria mecânica / Marcenaria / Mobiliário por encomenda / Reciclagem / Restauro

Maquinaria

Serra Circular / Garlopa / Desengrossadeira / Topia / Serra de fita / Esquadria

Área

125 m2

Aberta desde

2007
Mike Oleson – Fotografias: Mariella Gentile

Nos Estados Unidos, onde nasceu, faz uma licenciatura em Artes Visuais e em História da Arte na Oberlin College and Conservatory.

O seu pai já fazia os móveis que havia em casa, fator decisivo para a inspiração que viria a revelar-se mais tarde. Mike Oleson começa como escultor, mas passado alguns anos decide dedicar-se a fazer móveis. Gosta de desenhar e dos aspetos de cada peça do fabrico de utilidades. Nos Estados Unidos, onde nasceu, faz uma licenciatura em Artes Visuais e em História da Arte na Oberlin College and Conservatory. Muda-se depois para San Diego, no estado da Califórnia, onde faz um Mestrado em Design de Mobiliário na San Diego State University. Trabalha em Marcenaria ao longo de dois anos executando peças de encastrar por encomenda e, em 2007, vem para Lisboa e abre a oficina onde trabalha atualmente.

O espaço de experimentação que a universidade lhe permitiu foi fundamental.

O espaço de experimentação que a universidade lhe permitiu foi fundamental. As peças que executou foram muito relevantes para desenvolver o seu estilo, a forma de desenhar e a sua estética: aí, teve liberdade para fazer objetos só para aprender e criar peças que não estavam destinadas a clientes específicos. Assim, nessa altura, desenvolve vários modelos de cadeiras e uma bancada grande com peças curvas moldadas com ferramentas manuais. Outra peça que considera importante é um armário onde uma pessoa pode entrar e sentar-se, que incluía um telefone fixo, inspirada num móvel antigo. Desde sempre que lhe interessam as peças tradicionais, mas o seu estilo é contemporâneo.

Para Mike Oleson é importante saber a história do mobiliário para poder fazer peças com desenhos novos.

Para Mike Oleson é importante saber a história do mobiliário para poder fazer peças com desenhos novos. Fez também algumas mesas de jantar, peça que gosta muito de fazer pela oportunidade que representa de executar um estilo de trabalho conhecido, mas com desenho pouco convencional. Outra peça importante foram umas prateleiras para fixar à parede que representou um grande desafio técnico. Os seus clientes são sobretudo particulares que chegam pelo boca-a-boca. A oficina é perto de casa e para si é importante ficar em Lisboa. É bom poder conhecer e partilhar a cultura de mobiliário numa cidade com séculos de história.