SalvArte

Têm passado pelo ateliê artistas como Nadir Afonso,
Almada Negreiros, Vieira da Silva e Cargaleiro.

Responsáveis:
Ana Clara Rocha, Marina Moura, Rita Horta e Costa, Vera Fontes

Morada:
Praça das Amoreiras, Nº 8 – R/C
1250-020 Lisboa

Telefone:
+351 21 004 73 05

Site:
www.salvarte.pt

E-mail:
salvarte@gmail.com

Áreas de Trabalho

Conservação e restauro de arte contemporânea / Conservação e restauro de arte sacra / Conservação e restauro de documentos gráficos / Conservação e restauro de pintura / Conservação e restauro de talha dourada / Pintura

Área

100 m2

Aberta desde

2006
SalvArte – Fotografias: Mariella Gentile

A SalvArte é um ateliê composto por uma equipa de quatro Conservadoras Restauradoras formadas na área de papel e livro.

A SalvArte é um ateliê composto por uma equipa de quatro Conservadoras Restauradoras formadas na área de papel e livro: Clara de Sousa Rocha a trabalhar desde 1993, Marina Afonso Moura desde 2005, Rita Horta e Costa desde 1999 e Vera Guedes Fontes desde 1999. Têm formação superior em Conservação e Restauro quer pela Escola Superior de Conservação e Restauro de Lisboa, quer pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com uma componente prática em restauro de papel no Laboratório de Conservação e Restauro de Papel do Instituto José de Figueiredo e do Instituto Português de Conservação e Restauro. Antes de formarem equipa, Vera Guedes trabalhou na Torre do Tombo, Rita Costa esteve na Biblioteca Nacional e no Forte de Sacavém - Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Marina Moura esteve como voluntária na Torre do Tombo e Clara Rocha colaborou na secção de papel do Instituto José de Figueiredo, em ateliês particulares e no gabinete de restauro da Fundação Calouste Gulbenkian. Conhecem-se no Laboratório de José de Figueiredo e a formação da equipa foi natural: em 2006 nasce a SalvArte, que desenvolve trabalhos de Conservação e Restauro para coleções particulares, bem como para diversas entidades públicas ou privadas.

Desenvolve projetos no âmbito da Conservação Preventiva em arquivos, reservas, bibliotecas, museus e quaisquer outros locais.

O ateliê encontra-se devidamente equipado para responder a problemas de Conservação e Restauro de obras em papel de diversas tipologias, tais como: pequenos e grandes formatos (desenhos, aguarelas, gravuras, serigrafias, papel de parede e outras técnicas artísticas); volumes bibliográficos (livros, panfletos, compilações); obras tridimensionais (biombos, globos, leques em papel, entre outros). Preparado e habilitado para deslocações em brigadas, o ateliê SalvArte desenvolve projetos no âmbito da Conservação Preventiva em arquivos, reservas, bibliotecas, museus e quaisquer outros locais, fazendo parcerias complementares na área da desinfestação, dos exames laboratoriais, da digitalização, da pintura, do mobiliário, dos têxteis e da escultura.

Entre as obras de referência por aqui passaram refere-se a conservação, o restauro e o acondicionamento para exposição e arquivo de documentos medievais manuscritos; o restauro do livro de registos de Aristides Sousa Mendes; o restauro do espólio de Fernando Lopes Graça e o restauro de uma instalação de Joseph Beuys.

Têm passado pelo ateliê artistas como Nadir Afonso, Almada Negreiros, Vieira da Silva, C. Pinheiro, Cargaleiro, entre outros. Entre as obras de referência por aqui passaram refere-se a conservação, o restauro e o acondicionamento para exposição e arquivo de documentos medievais manuscritos; o restauro de Biombos Orientais Cartográficos, A Rota Marítima de Osaka para Nagasaki, período Edo, século XVII (dois biombos cada um com seis painéis); o restauro de Biombo de duas folhas Kurobune, La Nave Nera, período Edo, século XVIII; o restauro de Biombo de duas folhas, Cortejo de Portugueses, período Edo, século XVII; o restauro do livro de registos de Aristides Sousa Mendes; o restauro do espólio de Fernando Lopes Graça e o restauro de uma instalação de Joseph Beuys.

Os seus principais clientes são colecionadores privados, galerias, antiquários, leiloeiras, instituições públicas e privadas. Têm trabalhado para diversas entidades sobretudo o Museu Grão Vasco, a Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro, o Museu do Brinquedo, a Galeria Jorge Welsh, a Câmara Municipal de Tavira e a Leiloeira Cabral Moncada.

A localização do ateliê é um factor importante para o quotidiano porque a zona é muito central, fica perto de vários antiquários e do Museu Vieira da Silva.