Sedimento

Cada vez mais é valorizado o saber-fazer.

Nome da oficina:
Sedimento – Ceramics Studio

Responsável:
Maud Téphany, Ursula Duarte

Morada:
Travessa Santo Ildefonso, Nº 31
1200-806 Lisboa

Telefone:
92 714 45 31

Site:
www.sedimento.pt

Facebook:
@sedimentostudio

Instagram:
sedimentostudio

E-mail:
info@sedimento.pt

Áreas de Trabalho

Cerâmica / Decoração / Olaria

Maquinaria

Mufla

Área

120 m2

Aberta desde

2017
Sedimento – Fotografia: Mariella Gentile

Muitas pessoas querem concretizar as suas ideias através do trabalho manual.

Maud Téphany e Ursula Duarte já trabalhavam juntas num outro ateliê em Lisboa, quando decidem lançar-se por conta própria. Maud Téphany forma-se em Design Gráfico na Faculdade de Belas Artes e na Faculdade de Artes Plásticas, ambas em França, tendo dado aulas de Artes Plásticas durante algum tempo. Depois trabalha como freelance e, ao mesmo tempo, faz uma formação em Web Design. Em 2005, vem de férias para Portugal e decide ficar. Ursula Duarte faz a licenciatura em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e vai para Barcelona fazer um estágio profissional num ateliê. Trabalha em projetos de Arquitetura com alguns amigos até 2012 e, em 2014, começa a frequentar aulas de Cerâmica. De resto, começam ambas por frequentar aulas na Caulino Ceramics e acabam por ser convidadas a integrar o ateliê, trabalhando e a dando aulas. Trabalham juntas durante algum tempo e naturalmente surge a ideia de abrirem o ateliê Sedimento.

No ateliê Sedimento é possível partilhar um espaço de trabalho num sistema de coworking.

Neste ateliê já se fizeram balões em cerâmica, uma instalação de 100 gelados para a Experimenta Design, a instalação no teto do restaurante Bairro do Avillez, em Lisboa, e pratos de renda e copos para o restaurante do chefe Vasco Coelho Santos, no Porto. Os clientes são essencialmente empresas e particulares, o ateliê recebe encomendas específicas ou de reprodução de peças já existentes.

Neste ateliê já se fizeram balões em cerâmica, uma instalação de 100 gelados para a Experimenta Design, a instalação no teto do restaurante Bairro do Avillez, em Lisboa, e pratos de renda e copos para o restaurante do chefe Vasco Coelho Santos, no Porto.

O ateliê Sedimento oferece também workshops a pessoas que queiram aprender Cerâmica, porque perceberam que muitas pessoas querem concretizar as suas ideias através do trabalho manual e que, cada vez mais, é valorizado o saber-fazer. Assim, através dos workshops, dão tutoria na concretização de projetos particulares. Ainda não são entidade formadora credenciada, mas essa será uma meta a médio prazo. Para além disso, no ateliê Sedimento é possível partilhar um espaço de trabalho num sistema de coworking. Vivem as duas no centro de Lisboa e não querem sair, tal como a maioria dos alunos que frequentam os workshops. A localização do ateliê é central mais foi por acaso: depois de procurarem por toda a cidade, encontraram aqui um espaço amplo com uma renda acessível.