Vasco Afonso

Em pequeno fazia os meus
brinquedos em madeira.

Nome da oficina:
Conservação & Restauro de móveis

Responsável:
Vasco Afonso

Telefone:
+351 96 236 65 37

Facebook:
@Conservação-e-Restauro-Reciclagem-de-Móveis

E-mail:
vascognafonso@gmail.com

Áreas de Trabalho

Conservação e restauro de mobiliário / Reciclagem / Restauro

Maquinaria

Serra de corte / Serra de embutidos / Serra de esquadria

Área

50 m2

Aberta desde

2002
Vasco Afonso – Fotografia: Mariella Gentile

Em pequeno Vasco Afonso já fazia os seus brinquedos em madeira. Quando, em 1997, descobre o curso de Conservação e Restauro no Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa, não hesita. Depois de completar o curso, vai trabalhar para uma empresa de Conservação e Restauro de arte sacra e de obras de arte e dedica-se a tudo o que é marcenaria de igrejas. Desde 1997, leva a cabo, entre outros, a conservação e restauro da sacristia da igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, e de um contador do século XVIII, mas, para Vasco Afonso, cada trabalho é como se fosse o primeiro. Em 2002, decide abrir sozinho a sua oficina nasce assim a Conservação & Restauro de móveis, onde, no início, trabalha sobretudo com clientes particulares. Entre os seus clientes encontram-se também algumas empresas e instituições como a Fundação Luso-Americana, a Assembleia da República e a Embaixada de Itália.

O ateliê fica perto de sua casa e acha que estas oficinas devem estar no centro da cidade. Considera que fora da cidade as pessoas têm menor poder de compra e, de um modo geral, não investem em móveis que valham o restauro.

No final dos anos 90, altura em que tira o curso, havia de facto muitas oficinas em atividade. Atualmente existe uma grande oferta de cursos de Conservação e Restauro, na Universidade.