A Rede

A Rede de Artes e Ofícios mostra Lisboa através das suas Oficinas dando protagonismo aos artífices, aos seus espaços de trabalho, aos seus modos de produção e à sua inserção nos bairros. A Rede quer contribuir para o reconhecimento da sustentabilidade das Artes e Ofícios em Lisboa entendendo que as suas atividades são uma parte fundamental dos processos de regeneração urbana. A Rede divulga o saber-fazer dos ofícios para promover o uso dos seus serviços e estimular o cruzamento das suas práticas enquanto motor económico e cultural da cidade, com potencial tecnológico e criativo que importa reconhecer e ativar.

A Rede é uma cartografia das Artes e dos Ofícios através de uma abordagem etnográfica ativa, participada e ligada ao território, contribuindo para sublinhar a sua presença enquanto característica identitária de Lisboa.

A Rede mostra as Artes e os Ofícios enquanto tecnologia da cidade reforçando o seu papel na conservação, reparação e restauro do património e na reabilitação e regeneração urbana de Lisboa.

A Rede valoriza a formação específica em Artes e Ofícios, assegurando a fixação e a transmissão desse conhecimento, associado à formação de novos artífices bem como à sua qualificação, fomentando a sua inserção no mercado de trabalho.

As Oficinas

Considerámos Artes e Ofícios todas as atividades independentes de produção, criação, transformação ou reconstituição, reparação e restauro do património, caracterizadas pelo domínio de gestos e técnicas com vista ao trabalho da matéria e exigindo um contributo artístico (INMA, 2014). Mapeámos Oficinas em Lisboa que oferecem serviços ao público em geral, geridas por artífices com formação profissional específica em Escola ou enquanto aprendiz em Oficina, onde os modos de produção são sobretudo técnicas e saber-fazer artesanais, trabalhando as matérias primas, respeitando os materiais e conhecendo as suas potencialidades.

A Rede de Artes e Ofícios foi feita com base num trabalho de campo em Lisboa entre novembro de 2016 e julho de 2017.

Ficha técnica

Conceito
Artéria - Humanizing Architecture

Supervisão Geral
Ana Jara, Lucinda Correia

Entrevistas, Comunicação e Produção
Marta Rema

Colaboração
Jessica Lundin, Leyre Riaño Baena, Otto Malmqvist

Consultoria Jurídica
Patrícia Mendes

Consultoria de SI
Carlos Palma

Logótipo e Design de Comunicação
©Armanda Vilar

Design Gráfico / Webdesign
thisislove studio - www.thisislove.pt

Fotografia / Vídeo
Alípio Padilha
Duck Productions
Mariella Gentile

Financiamento
Programa BIPZIP/CML - Parcerias Locais

Parcerias
Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva - FRESS
Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP-LVT
Bar Irreal

Apoio à divulgação
Associação Cabelos Brancos, Lisboa DMEI/DEEE/CML - Lisboa Empreende, Fio, Junta de Freguesia de Arroios, Junta de Freguesia de Carnide, Junta de Freguesia do Lumiar, Junta de Freguesia da Misericórdia, Junta de Freguesia do Parque das Nações, Junta de Freguesia dos Olivais, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Junta de Freguesia de São Vicente, PIN - Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea, Repositório de Materiais, Trienal de Arquitectura de Lisboa/Open House Lisboa

Agradecimentos
Álbio Nascimento, Ana Crista, Ana Leite, André Dias, Bernardo Gaeiras, Carla Golão, Carlos Palma, Carlos Silva, Carlos Silva Rodrigues, Cláudia Ferreira, Chloé Pais Daquet, Conceição Amaral (FRESS), Daniel Nunes, Eunice Gonçalves, Fábio Sousa, Filipa Mesquita, Francisco Gamito, Gonçalo Ferreira, Gonçalo Pena, Helder Coutinho (Associação de Artesãos da Região Norte), Hugo Silva, Igor Roçadas, Isabel Henriques (IEFP-LVT), João Erse, João Rosas, Joaquim Manuel Brito, Luísa Pinheiro (Associação Cabelos Brancos), Margarida Serra, Mariana Ferreira, Marta Queixo, Marta Moreira, Natalina Moura, Nuno Franco, Nuno Lisboa, Pedro Alves, Pedro Cegonho, Rodrigo Lopes, Rosa Esperança, Rui Mourinha, Rute Oliveira, Sérgio Cunha, Sofia Cordeiro, Sónia Santos, Susana Nobre, Vasco Morgado, Vera Lopes, Vera Santos

 

Contactos

Artéria - Humanizing Architecture

Rua da Madalena, Nº 182 - 4º E
1100-324 Lisboa

T: +351 211 359 015
E: info@arteria.pt / arteria@arteria.pt
S: www.arteria.pt
F: arteriahumanizingarchitecture